Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar História no primeiro dia do ano letivo - 3ª Parte

sexta-feira, 3 de março de 2017


A terceira parte sugere ao docente de História falar da disciplina dividida com base em dois critérios:

1) História Geral e História do Brasil
2) Por período ou idade: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea

Ainda há a história da pré-história dividida em:
a) Idade da Pedra Lascada (Paleolítico);
b) Idade da Pedra Polida (Neolítico);
c) Idade do Bronze;
d) Idade do Ferro.

A dica serve para todos os níveis. O professor universitário, por exemplo, ao receber alunos do primeiro período, pode debater com eles as divisões, com o objetivo de profunda revisão e fazê-los estarem por dentro de cada fato pertencente à respectiva época.

No final da Idade do Ferro, muitos não lembram que, nesse período, surgiu a escrita e, a partir desta, saímos da pré-história. Por isso, é essencial o professor de História realizar esse tipo de abordagem para que o estudo tenha mais clareza, facilitando a assimilação dos fatos mais marcantes, muitos cobrados em provas de várias naturezas.

Assista à vídeo-apresentação:




0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010