Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar Matemática no primeiro dia do ano letivo

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


A sugestão serve para os ensinos fundamental, médio e universitário.

A Matemática está presente em inúmeros setores profissionais. Tudo que está ao nosso redor tem toques numéricos: desde a criança que aprende a ler as horas, já possui noção de dinheiro a partir dos 5 anos geralmente, até o jovem adulto universitário que revisa a maioria dos conteúdos quando não recebeu ensino qualificado durante as fases fundamental e média.

Graças à Matemática, outras áreas das ciências exatas - Física, Química - puderam se desenvolver.

Na Língua Portuguesa, existe a classe gramatical Numeral em que se aprende a escrever, por extenso, os números cuja aplicação é no preenchimento de cheques, apesar de serem atualmente tão pouco usados como alternativa de pagamento. Por outro lado, o numeral está presente em documentos de cartório. Portanto, existe interdisciplinaridade entre a Matemática e a Língua Portuguesa também.

Muitos não sabem, mas a Matemática é peça importante também para o desenvolvimento do raciocínio e, sua prática constante, fortifica a conexão entre os neurônios. Por isso, não há desculpa para não querer aprender o mundo dos números, tão desvalorizado por países que não investem seriamente na educação escolar, além de grande parte da população ter culpa nesse massacre à disciplina.




0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010