Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Questões de percepção mais global sobre mudanças climáticas

sexta-feira, 6 de março de 2015

1) A viagem entre Yokohama, no Japão, e Roterdã, na Holanda, é comumente realizada pela chamada Rota do Sul, pelo mar Vermelho, canal de Suez e mar Mediterrâneo, com extensão de 20700 km. Em 2009 teve início a chamada rota da Passagem Noroeste, com 13600 km (mapa abaixo).


Por que essa rota não era utilizada antes de 2009? Como se explica seu uso atual?


2) O esquema abaixo representa o ciclo do carbono na biosfera. Nele estão indicados os reservatórios
desse elemento e seus processos de transferência entre os reservatórios.


a) Nomeie e descreva o processo de transferência que é acelerado pela ação do ser humano.
b) Explique como o desequilíbrio no ciclo do carbono causado por essa ação antropogênica pode
afetar a temperatura terrestre.


3) Em várias cidades brasileiras, a população conta com um serviço de coleta seletiva de lixo, o que permite que vidros, plásticos e papéis, entre outros, possam ser reciclados. Porém, em muitas dessas cidades o lixo orgânico não é reaproveitado, sendo depositado em “lixões” ou aterros sanitários.
Uma alternativa para o aproveitamento desse tipo de lixo seria encaminhá-lo para usinas de compostagem. No que consiste o tratamento do lixo orgânico em usinas de compostagem e que produtos podem ser obtidos a partir desse tratamento?


4) Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos:
I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.                     
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo. 
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água. 
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos. 

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas 
a) somente I, II e III     
b) somente I, II e IV   
c) somente I, III e IV  
d) somente II, III e IV  
e) I, II, III e IV

1 comentários:

Rosângela Sv disse...

Gostei muito do seu blog e gostaria de lhe convidar a fazer parte da minha rede, através do Google+. Um abração.

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010